Retiro Quaresmal já está disponível

Roteiro de oração está em sua 10ª Edição

O Retiro Quaresmal 2014 já está disponível na loja DLL (Distribuidora Loyola de Livros), em Itaici, e nas demais lojas DLL. O roteiro de oração já está em sua 10ª Edição. O Pe. Adroaldo Palaoro, diretor do CEI Jesuítas (Centro de Espiritualidade Inaciana), nos apresenta a importância do Retiro Quaresmal.

Mais uma vez, o CEI Jesuítas tem a grata satisfação de fazer chegar, a cada um de vocês, um roteiro de oração para viver mais intensamente o tempo litúrgico da Quaresma. Trata-se do já conhecido Retiro Quaresmal, agora em sua 10ª Edição (2014).

QUARESMA é tempo litúrgico forte de reconstrução de novas relações: consigo, com os outros, com a criação e com o Criador. Com sua linguagem, sua celebração, seus exercícios e seus ritos, quaresma é um tempo forte de conversão.

É nesse contexto de conversão que se situam as práticas quaresmais: oração, jejum e esmola. Através de uma vivência mais radical dessas práticas, começa a acontecer um deslocamento dos “falsos senhores” que habitam o nosso coração e, ao mesmo tempo, amplia-se o espaço interior para a presença e ação do “verdadeiro Senhor”.

Práticas que condensam o sentido da vida;  um mergulho no mistério de Deus (oração), um abrir-se aos outros (esmola) e a capacidade de ordenar e dirigir a própria existência (jejum). Tais “exercícios quaresmais” só têm sentido se nos levam à identificação com Jesus Cristo; são exercícios que alimentam e sustentam nosso seguimento de Cristo.

Nesse sentido, Quaresma torna-se “estar com Jesus” no deserto para, como Ele, dar a Deus o lugar central em nossas vidas.

Queremos também, ao longo deste tempo quaresmal, caminhar com a Igreja no Brasil, que nos convida a vivenciar a Campanha da Fraternidade. Neste ano, devemos aprofundar o tema Fraternidade e tráfico humano e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal. 5,1).

Os roteiros de oração aqui apresentados, seguindo a metodologia Inaciana, foram elaborados por um grupo de jesuítas que tem experiência no campo dos Exercícios Espirituais: Pe. José Antonio Neto de Oliveira (4ª.feira a sábado de cinzas); Pe. Elcio Toledo (1ª. semana);  Pe. Paulo Lisboa (2ª. semana); Esc. André Luis (3ª. semana); Pe. Emmanuel de Araújo (4ª. semana); Pe. Manuel Iglesias (5ª. semana) e Pe. Adroaldo Palaoro (Semana Santa)

Desejamos, com esses subsídios, colaborar para que as pessoas e os grupos de vida possam fazer uma experiência profunda do “mistério pascal”, vivendo a “travessia quaresmal” em direção a um “maior serviço”.

 

                                                                                  Pe. Adroaldo Palaoro, sj

 

Pedidos:

Distribuidora Loyola de Livros

Rua São Caetano, 959

CEP: 01104-001, São Paulo – SP

Tel: (11) 3322-0100/ FAX: 3322-0101

E-mail: vendasatacado@livrarialoyola.com.br

Site: www.livrarialoyola.com.br

 

Fonte: CEI Jesuítas