Paróquia de Montes Claros realiza missa em comunidade

Em depoimento, Pe. Luiz Sefrin conta sua experiência na 1ª missa realizada no Conjunto Residencial Sul IPÊS

1ª MISSA NUM NOVO CONJUNTO RESIDENCIAL

É um grande desafio pastoral conhecer uma realidade nova, que vai surgindo na cidade, no caso um novo bairro residencial em Montes Claros, no norte de Minas Gerais.  O Conjunto Residencial Sul IPÊS já está abrigando cerca de 100 famílias e foi projetado para atingir bem mais famílias… E nós Igreja Católica, Paróquia de Nossa Senhora de Montes Claros e Beato José de Anchieta, como começamos um trabalho de evangelização aí?

Primeiramente, aconteceu a “visita missionária” dos legionários de Maria a todas as famílias no dia 28 de julho de 2013. Eu, Pe. Luiz Sefrin, diretor espiritual da Legião de Maria animei a todos para essa “visita missionária”. E para quê? Para conhecer quem são as famílias católicas, sua situação, suas necessidades espirituais e solidárias; mostrar a presença visível da paróquia através da acolhida e do testemunho alegre. Conhecer as famílias não católicas e respeitar os seus valores. Agir, pastoralmente, num espírito ecumênico e solidário.

Assim, com o apoio da Legião de Maria, da comunidade de Nossa Senhora dos Passos, a mais próxima do conjunto IPÊS, do carro de som de um paroquiano convidando os moradores e do convite pessoal, pudemos realizar a 1ª Missa no dia 22 de dezembro de 2013. Em pleno tempo litúrgico do Advento, da chegada do Menino Deus aos nossos corações, às nossas vidas, e às famílias do conjunto IPÊS.

Cremos na providência, no cuidado de Deus para conosco. Era um dia de muita chuva. O único local disponível era um galpão. Local cheio de mesas e bancos sem assento para as refeições dos trabalhadores. A missa foi marcada para as 18 horas e, não tendo luz no galpão, não podíamos atrasar porque a noite viria. A partir das 17 horas, estávamos arrumando o altar, as mesas e os bancos. Levamos todo o material litúrgico, até uma estante para a proclamação da Palavra de Deus.      

O povo foi chegando animado. Tínhamos cerca de 100 pessoas, famílias com seus filhos do conjunto IPÊS, mais os legionários de Maria, os paroquianos da comunidade de Nossa Senhora dos Passos, que com a sua equipe de canto animou os cantos do Advento. As duas leituras foram proclamadas por moradoras do conjunto. O povo participou da oferenda na missa (sinal de que é um povo que participava de outra comunidade / paróquia). Uma legionária ministra ajudou o celebrante a distribuir a Eucaristia.

E a continuidade? Essa semente lançada precisa ser cultivada. A comunidade “irmã” de Nª. Srª. dos Passos assumiu a “comunidade” em formação do Conjunto dos IPÊS. Convite para os novos moradores participarem das missas. Convite para eles participarem da Celebração da Palavra de Deus, que será feita pelos ministros de Nª. Srª. dos Passos nos outros domingos, aí mesmo nesse galpão.  O convite foi feito por uma moradora para organizar um grupo de 30 famílias, acolhendo mensalmente a “capelinha” de Nossa Senhora.  Os padres jesuítas, animados com o fruto dessa 1ª Missa, vão dar maior acompanhamento a essa “comunidade” em formação do Conjunto Residencial Sul IPÊS.

Agradecemos de coração ao Senhor, que realiza maravilhas na história do seu povo.

 

Pe. Luiz Sefrin, sj