Fé e Alegria e Anchietanum participam de Fórum Mundial

Instituições organizaram atividades com o objetivo de promover a reflexão sobre o protagonismo juvenil

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizou o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília (DF), entre os dias 10 e 13 de dezembro. O encontro contou com a presença da área de Ação Pública de Fé e Alegria Brasil, além do Centro de Juventude Anchietanum, que organizaram duas atividades com o objetivo de promover a reflexão e troca de experiências sobre o protagonismo juvenil, além dos modelos de participação da juventude e a interlocução com o Estado na busca de direitos.

Segundo Renato Eliseu Costa, coordenador nacional de Ação Pública de Fé e Alegria Brasil, a participação no Fórum foi positiva. “A possibilidade de divulgação do trabalho de defesa de direitos realizado pelas obras da Companhia de Jesus foi um ponto importante. Outro aspecto diz respeito à oportunidade de troca de experiências com outras organizações e a possibilidade de reforçar a nossa luta pelos direitos das crianças e da juventude”, afirmou.

O objetivo do Fórum foi promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que foram tratados os principais avanços e desafios, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

No encontro, foi realizado também a entrega da 19ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, e o Centro de Referência em Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier (CRDH), da Casa da Juventude de Goiânia (CAJU), venceu na categoria Centros de Referência em Direitos Humanos

O Fórum foi concebido para aproximar pessoas e organizações, tendo como público-alvo os representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais, movimentos sociais, organizações internacionais, membros dos três poderes e a sociedade em geral.

Fonte: Fé e Alegria