Cezar Tridapalli do Medianeira conquista prêmio

Coordenador do setor de Midiaeducação conquistou o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria Ficção

O coordenador do setor de Midiaeducação do Colégio Medianeira, Cezar Tridapalli, é o vencedor da edição 2013 do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria Ficção (romance), com a obra ainda inédita “O beijo de Schiller”. Lançado em dezembro de 2007, o prêmio tem como objetivo promover e divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para os jovens escritores mineiros.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Conjunto da Obra (homenagem a um escritor brasileiro em atividade), Poesia, Ficção e Jovem Escritor Mineiro. Nas categorias Poesia e Ficção, o Prêmio é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a relevância deste Prêmio para o Estado e para a formação de cidadãos leitores. “A literatura e a leitura são práticas indispensáveis à formação educativa e humanística das pessoas. Este Prêmio acrescenta o desafio da excelência na prática literária e reconhece verdadeiros talentos.”, esclarece.

O superintendente de Publicações e do Suplemento Literário, Jaime Prado Gouvêa, endossa a afirmativa da secretária e acrescenta: “O Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura é, além de uma maneira bem sucedida de valorizar a atividade da leitura e escrita dos brasileiros, uma oportunidade de projetar talentos que, talvez, sem este prêmio, não teriam os devidos impulsos para suas carreiras, como ocorreu a alguns premiados que, com a vitória no concurso, conseguiram assinar contratos com grandes editoras e iniciar brilhantes trajetórias como escritores”.

O vencedor Nilton Cezar Tridapalli nasceu em Curitiba, no ano de 1974. Graduou-se em Letras na Universidade Federal do Paraná, especializou-se em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUC-PR) e fez o mestrado em Estudos Literários (UFPR). Cursou, durante um ano, Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Trabalhou como professor de Literatura por mais de 10 anos. Foi coordenador do Departamento de Arte no Colégio Medianeira. Dentre as várias atividades, dirige o Projeto Sujeitos Leitores – série de entrevistas em vídeo com grandes leitores de Curitiba e de fora dela –, edita a revista de Educação Mediação, e é curador da Festa Literária do Medianeira (FLIM). Escreve para o blog Educação e Mídia, do Jornal Gazeta do Povo, e participa de eventos literários pelo Paraná, como o Sesi Zoom Cultural, Autores & Ideias e Semana Literária do SESC. Já trabalhou como tradutor do Italiano para o Português e tem escrito, eventualmente, resenhas e contos em alguns periódicos. Em 2011, lançou seu primeiro romance, ‘Pequena biografia de desejos’.

Fonte: Colégio Medianeira/ www.cultura.mg.gov.br