Relíquias de São Francisco Xavier na Índia

Exposição acontecerá na cidade de Goa

De 22 de novembro de 2014 até 4 de janeiro de 2015, acontecerá na cidade de Goa, Índia, a tradicional exposição das relíquias de São Francisco Xavier, grande jesuíta espanhol e patrono dos missionários.

A data da exposição foi anunciada por um decreto do Arcebispo de Goa, Damman e Diu, Monsenhor Filipe Neri Ferrao. As relíquias do santo serão transferidas da Basílica de Bom Jesus (do século XVI) para a espaçosa Catedral de Goa, onde elas ficarão expostas para a veneração dos fiéis durante 44 dias.

É a 17ª vez que as relíquias do santo são expostas. Fato que se repete a cada 10 anos e atrai milhares de fiéis vindos de outros países. A última exposição aconteceu em 2004, marcando o recorde de mais de 2 milhões de visitantes, quase o dobro que em 1994.

Nascido em Navarra, em 1506, São Francisco Xavier é um dos fundadores da Companhia de Jesus junto com Santo Inácio de Loyola. Em 1542, o santo começou sua missão no Oriente, a partir da cidade de Goa, adaptando com um profundo sentido apostólico as mensagens do Evangelho aos diversos públicos que o escutavam. Suas viagens apostólicas o levaram a vários países do Oriente e morreu às portas da China em 1552. São Francisco Xavier foi canonizado pelo Papa Gregório XV, em 1622.

Fonte: CPAL