Projeto Socioambiental ECOS é concluído com festa

Jovens reúnem-se em prol do Meio Ambiente na Dom Helder Câmara

Em 30 de novembro, o Movimento Socioambiental e Jurídico – ECOS realizou a festa de celebração do encerramento do Projeto Socioambiental. O evento aconteceu na Escola Superior Dom Helder Câmara e foi comandado pelos coordenadores do Movimento, professor Francisco Haas e o advogado Luiz Chaves, e pelo professor Elmo Júlio.

O Projeto Socioambiental contemplou uma disputa entre as instituições de ensino integrantes do ECOS iniciada em 25 de abril, quando foi disponibilizada a primeira tarefa no espaço virtual. O objetivo da competição era a criação de projetos de cunho ambiental envolvendo questões diretamente relacionadas à escola ou ao entorno da mesma e do bairro onde está. Ao longo dos meses, as equipes competidoras concretizaram outras seis etapas, sempre comprovando seus esforços por meio de registros virtuais.

 Durante o evento de encerramento do Projeto, os competidores foram recebidos com uma apresentação musical feita pelo músico mineiro Carter ao lado do sanfoneiro Leleu. Além disso, as quatro equipes classificadas tiveram 10 minutos para que cada uma apresentasse seu projeto. Foram feitas peças teatrais, números musicais, danças e exposições de cartazes e vídeos.

A equipe julgadora da disputa foi composta pelos advogados Edmilson Ferreira, Gesun Prestes e José Aparecido Gonçalves, além dos estudantes de direito da Dom Helder, Amanda Cristina Alves dos Prazeres e Henrique Lennon Ferreira Silva Morais.

As equipes vencedoras foram:
1º lugar: Escola Estadual General Carneiro.
2º lugar: Escola Estadual Flávio dos Santos.
3º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
4º lugar: Escola Estadual Francisco Menezes Filho.

Movimento Socioambiental e Jurídico – ECOS
O movimento foi constituído por uma rede de professores e estudantes com apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara. A iniciativa foi motivada, principalmente, pela Campanha Ecumênica da Fraternidade de 2011, que tinha o tema Fraternidade e a Vida no Planeta.
O principal foco do Movimento ECOS é a educação como instrumento para desenvolver conhecimento, formar atitudes e gerar ações.

Clique aqui e saiba mais sobre o Movimento ECOS!

Fonte: Escola Superior Dom Helder Câmara / Caroline Machado/DomTotal