Igreja Santo Inácio completa 100 anos

Centenário será celebrado com missa e recital

Nesta terça-feira (3), a Igreja Santo Inácio completa 100 anos de existência com uma missa, que será realizada às 19h. As comemorações pelo centenário foram abertas no dia do Sagrado Coração de Jesus, em 7 de junho, data que marcou o início da restauração dos altares e imagens da Igreja. Ao longo de 2013, sob a coordenação da restauradora Rita Cerqueira da Mota, foram reformados os altares do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora da Vitória, além da imagem de Santo Inácio. A reforma dos altares laterais da Igreja continuará em 2014.

Hoje (2), os alunos do Colégio realizam um Recital de Música Erudita que traz como repertório as obras de Bach, Beethoven, Schubert, Tom Jobim e Ernesto Nazareth, além de peças de Cesar Frank e Milton Nascimento. O concerto integra as comemorações do centenário e é aberto a toda a comunidade educativa.

A Igreja Santo Inácio começou a ser erguida em 1909, junto com as novas instalações do Colégio Santo Inácio, localizado no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Como o Colégio precisava ampliar seu espaço para receber mais alunos, a obra da Igreja foi interrompida, enquanto era construída a ala nova na parte detrás do terreno da Rua São Clemente. Embora ainda não estivesse concluída, a Igreja foi abençoada pelo Cardeal Arcoverde em 3 de dezembro de 1912. No ano seguinte, alunos e moradores de Botafogo passaram a frequentar suas celebrações.

Fonte: Colégio Santo Inácio