Oficina Xeque-Mate reúne alunos

Mais de 30 alunos do Colégio Medianeira concluíram a oficina

Em 2013, o Colégio Medianeira realizou com os alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental a oficina Xeque Mate, que foi realizada em quatro aulas com duração de uma hora e vinte minutos. Mais de 30 alunos concluíram a oficina que foi orientada pelo professor Edson Nascimento Kamienski.

As aulas trouxeram toda a dimensão teórica do jogo e, depois do conteúdo aprendido, os alunos aperfeiçoavam de forma prática. O projeto foi criado em julho deste ano e as aulas foram iniciadas em setembro. O objetivo era trabalhar o jogo de xadrez enquanto prática lúdica junto aos alunos, a ideia é colaborar com o desenvolvimento sócio-cognitivo dos estudantes.

Segundo o professor Edson, o jogo ajuda a trabalhar questões como respeito ao próximo, além da paciência. “Os alunos passaram a aceitar com mais facilidade as derrotas, buscando por novas partidas. Esta paciência em aguardar a sua vez, bem como a mentalização da próxima jogada, que o xadrez propicia ao enxadrista, são fundamentais para o desenvolvimento de um ser humano mais “humano”, que respeita o próximo, mas que também sabe onde quer chegar”, afirmou.

O aluno Joemi do 6º Ano do Ensino Fundamental afirmou que o jogo o ajudou a ter mais concentração.  “Eu gostei das aulas porque comecei a jogar melhor, comecei a jogar em clubes e ganhei dois campeonatos. Na escola fiquei mais concentrado e comecei a prestar mais atenção, pois no xadrez, se não presta atenção você perde”, disse.

Fonte: Colégio Medianeira