Dilma é homenageada pelas Universidades Comunitárias

Evento contou com a presença do Padre Pedro Rubens, presidente da ABRUC e Reitor da Unicap

Em solenidade na Universidade do Vale do Itajaí (Univale), em Santa Catarina, a presidenta Dilma Rousseff saudou a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) como uma das responsáveis pelo abandono da condição de miséria da população brasileira através da educação.

Segundo Dilma, “se queremos uma nação de princípios elevados, temos que formar brasileiros que tenham o conhecimento de nossa história”, e que “a educação é um caminho que não podemos deixar de lado: ela é o caminho”.

Participaram do evento na Univale, autoridades do governo de Santa Catarina, ministros de Estado, prefeitos, senadores, deputados e reitores, professores e estudantes das Universidades Comunitárias.

Durante a cerimônia, a presidenta Dilma recebeu uma placa alusiva à Lei das Comunitárias 12.881/13, uma homenagem prestada por: Padre Pedro Rubens, presidente da ABRUC e reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Mário Cesar, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe); Ney Lazzari, presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); e Vilmar Thomé, reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e ex-presidente da ABRUC.

Em seu discurso, o reitor Mário Cesar destacou a importância da legislação para a educação brasileira, para o desenvolvimento do país e o quão benéfico isso será para o estado brasileiro, que poderá fortalecer suas ações em parcerias com as universidades comunitárias.

O reitor fez ainda um agradecimento especial ao Legislativo brasileiro, Câmara e Senado, pela responsabilidade com que tratou o tema. Mário Cesar dedicou ainda um agradecimento, que foi muito aplaudido, à ministra Maria do Rosário, então deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul em 2010, como autora do Projeto de Lei das Comunitárias, e que foi acompanhada por mais 17 parlamentares.

Dilma enfatizou ainda “que, neste dia, demos mais um passo para oferecer educação de qualidade aos brasileiros” e que a Lei 12.881/13 “vai contribuir na sustentabilidade das universidades comunitárias e assegurar direitos considerando as suas características”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRUC