Alunos do Catarinense participam de projetos de integração

Os estudantes transformaram lendas do folclore brasileiro em peças de teatro

Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense participaram de projetos de integração, no mês de novembro. Por meio das disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa e dos projetos “Jovens leitores… Escritores em ação” e “Circulando pelo Brasil: histórias e contos das regiões brasileiras”, os alunos puderam colocar em prática conhecimentos e habilidades literárias e a capacidade de escrita na produção de peças teatrais, trabalhadas nas aulas.

Eles pesquisaram diferentes lendas de acordo com cada região e, nas aulas de Língua Portuguesa, transformaram lendas em peças teatrais, observando, com muito cuidado, a estrutura composicional de uma peça teatral durante a escrita dos roteiros.

Depois dos roteiros prontos, as professoras, juntamente com seus alunos, partiram para os ensaios, a composição dos cenários, os efeitos sonoros apropriados, as luzes, focando, principalmente, na postura de cada aluno ao representar as personagens e a leitura fluente do narrador.

As peças teatrais foram apresentadas para as turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental, que aprenderam um pouco mais sobre as regiões do Brasil e suas lendas. Alunos de ambas as séries enriqueceram-se com base na troca de experiências e conhecimentos.

Fonte: Colégio Catarinense