Padre Pedro Rubens assume Presidência da ABRUC

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse ao novo presidente

No dia 13 de novembro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse ao novo presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), o reitor da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), Padre Pedro Rubens. Há quatro anos, ele integra a direção da entidade, na qual já exerceu a vice-presidência. Ele também preside a Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo.

Durante a cerimônia de posse, realizada em Brasília, Aloizio Mercadante fez apelo aos reitores das instituições comunitárias de educação superior para que estendam a oferta de vagas ao ensino técnico. “Abram vagas e disputem esses alunos”, disse. “Precisamos abrigar os alunos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não estão cursando o ensino superior.”

O ministro salientou a necessidade de o país aumentar o número de vagas para atender tanto à educação superior quanto a profissional. “Os que oferecem curso de engenharia eletrônica abram curso técnico em eletrônica no período ocioso da instituição”, exemplificou, em alusão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Em seu discurso de posse, Padre Pedro destacou a importância do momento: “Trata-se de significar o papel da ABRUC junto ao MEC e, sobretudo, manifestar a nossa disposição não apenas de aderir às políticas públicas, mas também de contribuir e construir proativamente uma verdadeira política de Estado, segundo os grandes apelos do povo brasileiro e fiel ao compromisso deste Governo com a democracia social e inclusiva”.

Fonte: Unicap / Foto: Diego Rocha/MEC