Livro sobre Euclides da Cunha é lançado no Colégio Anchieta

Lançamento aconteceu durante a 3ª Edição do projeto Ciranda Cultural

O Colégio Anchieta de Nova Friburgo realizou o lançamento do livro ‘Euclides da Cunha: da face de uma tapuia’, dos autores Anabelle Loivos Sangenis e Luiz Fernando Sangenis. O evento aconteceu durante a 3ª Edição do projeto Ciranda Cultural, no dia 8 de novembro. Anabelle é fundadora do Projeto 100 anos sem Euclides, criado em 2009, e que realizou diversas iniciativas a fim de celebrar a vida e a obra do escritor.

Segundo Jane Ayrão, coordenadora de Artes do Colégio Anchieta, o lançamento do livro na instituição foi muito significativo para a comunidade educativa. “Existe uma forte ligação entre o Colégio Anchieta e Euclides da Cunha. Todos os três filhos do autor estudaram na instituição, eles foram encaminhados ao reitor da época por pedido do próprio Euclides da Cunha”, afirmou.

Na ocasião, aconteceu também à abertura da exposição do artista plástico Cacau Rezende e a apresentação do Teatro dos professores do Anchieta, com o recital ‘Suave Relicário’ em homenagem ao Dr. Edmo Rodrigues Lutterbach, que foi presidente da Academia Fluminense de Letras e grande defensor da obra de Euclides. Encerrando o evento foi apresentado “As últimas horas de Canudos” – Uma performance de Butoh, grupo de teatro formado por universitários.

O projeto Ciranda Cultural realiza rodas de conversa, que abordam assuntos ligados à cultura. Os encontros acontecem dentro do Memorial Anchieta e os temas são escolhidos pela comunidade educativa do Colégio.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)