Atividades celebram o Dia da Consciência Negra

Anchietanum apresenta programação especial, o objetivo é dar início a uma temporada de discussões sócio-histórica

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro, o Anchietanum vai promover algumas atividades para resgatar as raízes afro-brasileiras. O objetivo é dar início a uma temporada de discussões sócio-histórica, sob a perspectiva do negro, e lançar o olhar na direção das temáticas da cultura negra africana e afro-brasileira.

No dia 20 de novembro, será realizada uma missa inculturada em estilo afro-brasileiro e uma visita guiada ao Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera. No dia 22, das 19h às 22h30, o Cine Debate vai exibir o primeiro longa-metragem do diretor Pola Ribeiro, ‘Jardim das Folhas Sagradas’, que propõe uma imersão no universo do candomblé.

A narrativa acontece em Salvador e serve de mote para a discussão de temáticas divergentes: a dificuldade, mesmo na Bahia, de se aceitar o candomblé como uma religião; o exotismo com que é tratado; polêmicas que envolvem o sacrifício de animais; o preconceito étnico-racial e religioso; além da especulação imobiliária, que tenta restringir a atuação dos terreiros de candomblé.

Para participar é necessário confirmar presença pelos telefones (11) 3862-0342/ 96465-1414, e-mail secretaria@anchietanum.com.br ou pelo site www.anchietanum.com.br. A missa será realizada a partir das 14h e a visita guiada começa às 15h30.

 

Fonte: Anchietanum