Alunos do Colégio São Luís participam da 7ª Mostra Conexões de Teatro Jovem

Nesta edição, estudantes entre 12 e 19 anos irão encenar textos de Paula Pimenta, Leonardo Moreira, Jim Cartwright e Davey Anderson

Os alunos do Colégio São Luís participam da 7ª Mostra Conexões de Teatro Jovem, que faz parte do projeto Teatro Conexões, no qual, ao longo do ano, os alunos realizam uma série de atividades que culminam com a Mostra. Esta edição será realizada de 1 a 10 de novembro, no Teatro da Cultura Inglesa, em Pinheiros, São Paulo. Serão encenadas quatro peças, escritas pelos renomados autores nacionais Paula Pimenta e Leonardo Moreira, e os britânicos Jim Cartwright e Davey Anderson. O evento tem entrada franca.

Versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres (Inglaterra), o projeto reúne jovens estudantes, entre 12 e 19 anos, de grupos de escolas públicas, particulares e independentes ligados a ONGs. São 10 grupos participantes, que foram selecionados em abril e passaram por um intenso processo de aprendizagem, que incluiu um workshop de imersão com os quatro autores e ensaios.

A cada ano, escritores consagrados, nacionais e internacionais, são convidados a escrever peças inéditas para serem encenadas pelos jovens atores do Conexões. Nomes como Caco Barcelos, Marcelo Rubens Paiva e Samir Yazbek já tiveram seus textos encenados no projeto, que chama a atenção da crítica especializada, por seu incentivo ao teatro e revelação de novos talentos.

“As peças de nossos autores foram muito bem aceitas tanto em Londres como em Portugal e abrem portas para os jovens envolvidos e também para os autores. Vale a pena conferir os 10 dias de mostra aqui em São Paulo”, diz Laerte Mello, gerente cultural da Cultura Inglesa.

“Atuar na formação de grupos de teatro nas escolas e na ampliação da visão de arte e de mundo dos seus participantes, faz do Conexões um projeto único”, comemora o diretor do grupo teatral do Colégio São Luís e um dos coordenadores do projeto, Tuna Serzedello.

Nessa sétima edição do projeto, Paula Pimenta, uma das autoras que mais vendem livros para jovens no País (série Fazendo meu Livro), fará sua estreia como dramaturga com a comédia “Tudo por Você”. Leonardo Moreira, vencedor do Prêmio Shell 2012 (com a peça “O Jardim”), terá montada sua primeira peça para o público jovem, “Submarino”.

O Conexões também ultrapassa fronteiras ao promover um intercâmbio com dramaturgos de renome internacional. Neste ano, Davey Anderson, dramaturgo escocês premiado, mostrará sua peça “A Estática”. E mesmo com a agenda apertada, um dos principais dramaturgos britânicos, Jim Cartwright, participa com o espetáculo “Mobile Phone” Show. Ele é autor de espetáculos premiados, como “Road” e “Bed”, e teve suas peças traduzidas para cerca de 30 idiomas.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser conferidas no site: www.conexoes.org.br

Fonte: Colégio São Luís