1º Fórum de Qualidade Educativa da Fundação Fé e Alegria tem início em São Paulo

Atividades prosseguem até o próximo dia 28

foto
 
O 1º Fórum de Qualidade Educativa, promovido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, teve início na tarde desta sexta-feira, dia 25, no Espaço Anhanguera, em São Paulo. Coordenadores dos centros educativos, funcionários da sede nacional, além de educadores, educandos e famílias participaram da inauguração do evento, que continua nos próximos dias 26, 27 e 28. O objetivo do encontro é o foco no fortalecimento da participação dos agentes de Fé e Alegria nas suas comunidades.
 
O Pe. Álvaro Negromonte, diretor-presidente de Fé e Alegria Brasil, não escondeu a satisfação e a expectativa com as atividades do fórum. “É a primeira vez que fazemos esse evento com representantes de todos os estados onde o Fé e Alegria atua. Espero que daqui saia não só documentos, mas sonhos, desejos e partilha. Todos nós temos que aproveitar essa oportunidade para trocar experiências e aproveitar o potencial de cada um. Nós todos estamos neste momento em um lugar privilegiado”, disse.
 
Durante o Fórum serão apresentadas experiências exitosas realizadas pelos Centros Educativos com temáticas sobre Gestão Democrática Participativa e da Cidadania. Tais relatos explicitam experiências como a formação do Conselho de Educandos, do Conselho Gestor e Grêmio Educativo, relatando todo o processo realizado, os resultados alcançados e as melhorias proporcionadas para os Centros e para as comunidades.
 
E para evidenciar a troca de experiências entre pessoas de todo o Brasil, a educanda Neuzilene Sibãdi, índia da comunidade Xerente, de Tocantins, deu as boas vindas aos participantes na língua nativa, e depois traduziu em português. “Estou muito feliz de estar aqui e agradeço demais pela oportunidade. Espero obter experiência de vida e de trabalho. Foi o que eu vim aqui buscar”, declarou.
 
Discurso que fez coro ao pronunciamento de Paula Facci, Coordenadora Nacional de Desenvolvimento Institucional de Fé e Alegria Brasil. “Devemos todos utilizar os ensinamentos desse fórum para o futuro. Esse evento é fruto de um trabalho de muitos anos e agora um ciclo se fecha, para que outro tenha início”.
 
Após o Fórum ocorrerá o XLIV Congresso Internacional de Fé e Alegria que, neste ano, será sediado pelo Brasil. O ato inaugural será no dia 28 de outubro com uma celebração na Igreja São Luís Gonzaga e continuará no Centro de Eventos São Luís, prosseguindo até o dia 31 com a temática “Educação inclusiva na missão de Fé e Alegria”. Os participantes do Fórum seguirão participando do Congresso.