Gustavo Franco conquista 2ª colocação no Prêmio Jabuti

Professor da PUC-Rio é premiado na categoria Economia, Administração e Negócios

Economista e professor da PUC-Rio, Gustavo Franco é o autor do livro As Leis Secretas da Economia – Revisitando Roberto Campos e as Leis do Kafka, Editora Zahar. A obra acaba de conquistar o segundo lugar do Prêmio Jabuti 2013, na categoria Economia, Administração e Negócios, que compreende pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos que fundamentem ou descrevam conceitos a respeito dos temas em questão.

Segundo a sinopse do livro, o autor parte da pergunta “É verdade que a economia brasileira não obedece a nenhuma das leis conhecidas?” para investigar as práticas que envolvem as políticas financeiras no país, tendo como inspiração algumas das leis elaboradas, com humor, nos anos 60, por Roberto Campos e Alexandre Kafka. “O resultado dessa trajetória é um livro bem-humorado, que recorre a personalidades da cultura e da política, como Maquiavel e Machado de Assis, para abordar temas como o Plano Real, a privatização e a política monetária”.

Gustavo Franco possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Economia do Setor Público na PUC-Rio (1982), além de doutorado (Ph.D) na Universidade de Harvard (1986). Entre 1986 e 1993, foi professor assistente, depois associado, na PUC-Rio e pesquisador com interesses em economia internacional, inflação, hiperinflação, estabilização, câmbio e moeda. No serviço público, entre 1993 e 1999, foi Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Diretor de Assuntos Internacionais e Presidente do Banco Central do Brasil. Teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real. Desde 1999, é professor da PUC-Rio em tempo parcial. Seus escritos podem ser encontrados em sua home page.

Fonte: PUC-Rio