Especialistas debatem exploração do Pré-Sal na FEI

Evento tratará de questões que envolvem o aproveitamento das reservas nacionais

O Centro Universitário da FEI realizará o I ChEFEI — Workshop of Chemical Engineering of FEI, entre os dias 21 e 23 de outubro. O evento reunirá profissionais da Engenharia Química, especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais para debater temas relacionados à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação no setor petrolífero e às diversas etapas do processo produtivo da indústria do petróleo, com destaque para o aproveitamento das reservas nacionais do Pré-Sal.

A programação do I ChEFEI inclui debates sobre: diretrizes da indústria do petróleo, com foco na política de desenvolvimento de Recursos Humanos; processos industriais envolvidos na pesquisa e na indústria do petróleo; e a pesquisa científica, com ênfase em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) no setor de óleo e gás.

Segundo o prof. dr. Ricardo Belchior Torres, chefe do Departamento e coordenador do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI, essa é uma oportunidade para posicionar a instituição no cenário nacional em relação à pesquisa e ao desenvolvimento em petróleo, gás e combustíveis, um tema muito estratégico para o Brasil. “A Engenharia Química vive um momento de grande evidência mundial pelo fato dela tratar de problemas diretamente relacionados com questões energéticas, ambientais e de sustentabilidade, temas fundamentais para o futuro da humanidade”, comenta Torres.

Estarão presentes no I ChEFEI renomados especialistas e representantes de entidades e órgãos do setor, entre eles: Elias Ramos de Souza, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP — Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Geraldo Nunes Sobrinho, coordenador Geral da CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Júlio Cesar Castelo Branco Moreira, diretor de Patentes do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial; Eduardo Buoer, presidente da ABEQ — Associação Brasileira de Engenharia Química, Fernando Figueiredo, presidente Executivo da ABIQUIM — Associação Brasileira da Indústria Química. O Simpósio contará ainda com a participação de pesquisadores da UNICAMP — Universidade Estadual de Campinas, UFRJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFU — Universidade Federal de Uberlândia, UFABC — Universidade Federal do ABC, USP — Universidade de São Paulo, Universidad de Los Andes da Venezuela e da FEI.

Público-alvo

Estudantes de Engenharia Química, pesquisadores e professores envolvidos com a pesquisa em petróleo, e profissionais que atuam em empresas e instituições relacionadas ao setor de petróleo.

Programação completa e inscrição, clique aqui.

Fonte: FEI