Projeto Gil da Unisinos é finalista em Prêmio Nacional

Mundo + Limpo concorre ao Prêmio Educação Empreendedora Brasil, em São Paulo

foto
 
Uma iniciativa que une empreendedorismo, sustentabilidade e aprendizado mútuo. São essas as palavras que melhor definem os objetivos do Projeto Mundo + Limpo, desenvolvido pelos estudantes do curso Gestão para Inovação e Liderança, da Unisinos, que agora é reconhecido em nível nacional. O Projeto, escrito e encaminhado para a submissão pelo professor Alexandre Pereira, é um dos três finalistas do Prêmio Educação Empreendedora Brasil 2013, realizado pelo Instituto Endeavor e Sebrae.
 
O Projeto Mundo + Limpo iniciou em agosto deste ano junto à Associação Mundo Mais Limpo, instalada em São Leopoldo, visando qualificar seu Plano de Negócios. A Associação existe há seis anos e acolhe mulheres leopoldenses que estão em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de gerar renda através da fabricação de produtos de limpeza, utilizando óleo de cozinha saturado como matéria prima. Além de visar a sustentabilidade financeira das famílias participantes, a Associação atua sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental. 
 
Há mais de quatro anos, participa da Incubadora Tecnosocial da Unisinos, que articula ações com parceiros e benfeitores da Associação, como a SAP, que encaminhou a solicitação do Plano de Negócios para a Unisinos, e a Stihl. 
 
fotoDefinição do vencedor
O Prêmio integra a programação da Rodada de Educação Empreendedora Brasil (REE Brasil), que ocorre até essa sexta-feira (11), em Itatiba, São Paulo. No decorrer do evento, os representantes do Projeto deverão apresentar suas experiências em painel especial de avaliação, através do qual a iniciativa será julgada por votação direta pelos professores participantes da conferência. A Unisinos concorre com projetos do Senac e do IESUR – Instituto de Ensino Superior da Rondônia.
 
No ano passado, a Unisinos foi a vencedora do Prêmio com o Projeto Tecnosinos, integrado ao Eixo de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, “além do reconhecimento pelo trabalho realizado, a premiação qualifica e diferencia a Unisinos entre demais instituições de ensino, trazendo oportunidades para a Universidade, alunos e professores”, relata Vanessa Batisti, coordenadora do Eixo.
 
Participação e expectativas
O Mundo + Limpo será representado pelas professoras Janaína Pimenta Lemos Becker, coordenadora do Gil, Vanessa Batisti, coordenadora do Eixo de Empreendedorismo e Inovação, e pelo aluno Felipe Estrada Scozziero. A participação do estudante, entre os 40 que atuam na iniciativa, foi definida através de uma seleção interna que considerou critérios como Envolvimento no Projeto. 
 
Felipe recebeu com entusiasmo a notícia do Prêmio e da escolha para representar os demais colegas, “este Projeto nos trouxe a possibilidade ímpar de trabalhar com um caso real, de integração entre os alunos do curso envolvidos nas atividades e de colaborar com a elaboração do Plano de Negócios da Associação Mundo Mais Limpo. O trabalho que as mulheres associadas desenvolvem é de grande relevância para a sustentabilidade ambiental de onde vivem e para a sustentabilidade das suas famílias. Colaborar com isso é uma das maiores lições que trago do Projeto”, afirma. Sobre isso, a professora Janaína Becker, completa, “um diferencial do Gil são os projetos sociais que promovem fortemente as competências de inovação e liderança, além de ações solidárias”.
 
Fonte: Unisinos