Fé e Alegria do Espírito Santo promove 10ª Festa da Cultura

Evento abordou o tema da diversidade brasileira mostrada pela perspectiva das próprias crianças

foto
 
O Brasil é um país que tem como principal marca a diversidade cultural e étnica, formada pela presença de diferentes povos lá no comecinho da nossa história. Toda essa riqueza da nossa diversidade foi contada na 10ª edição da Festa da Cultura, que aconteceu no último sábado (5), na quadra do Centro Social de Educação e Cultura Fé e Alegria, de Nova Esperança, Cariacica (ES). 
 
A edição de 10 anos do evento, que já se tornou tradição no mês das crianças, mostrou que a diversidade cultural brasileira também é um tema de interesse das crianças. Afinal, desde cedo é necessário aprender que o respeito com as diferenças é primordial. Toda essa temática foi contada de uma forma única e inesquecível: com um olhar totalmente infantil. 
 
Através de músicas, danças, esquetes teatrais e muita alegria, as crianças e adolescentes atendidos na Unidade Fé e Alegria de Cariacica apresentaram o espetáculo “Julieu e Romeleta no Brasil das diversidades”. A produção teatral teve como pano de fundo a história de duas flores nascidas numa mesma estufa, mas que, por serem de cores diferentes, não podem conviver. Inconformados com a situação imposta no reino, elas resolveram fugir com o vento e  descobriram a riqueza da diversidade brasileira, passando pelos temas: diversidade sócio econômica, racial, cultural, étnica, religiosa e de gênero.
 
A Festa da Cultura acontece todos os anos na unidade capixaba da Fundação Fé e Alegria do Brasil, e constitui uma mostra das oficinas culturais ofertadas diariamente às crianças e adolescentes da região. Para a comunidade local, trata-se de oportunidade rara de acesso à cultura, e por isto mesmo, os espetáculos apresentados são sempre muito apreciados pelo público, que comparece em grande numero ao evento, que é aberto à comunidade. A entrada é gratuita. 
 
Fonte: Fé e Alegria