Feira de Projetos Futuristas da ETE termina com cerca de 200 invenções

33ª ProjETE foi realizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), na região do Vale da Eletrônica

foto
 
Não é à toa que a cada ano a Feira de Projetos Futuristas – ProjETE – promovida pela ETE FMC atrai a atenção do público, tamanha a criatividade e desempenho de jovens entre 15 a 17 anos. São aproximadamente 200 invenções apresentadas durante a Semana da Eletrônica da escola, que em 2013 chega a 33ª edição. 
 
Um aplicativo “App” para celular que ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos; um robô que rastreia pessoas em escombros e desabamentos; um copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar; uma cadeira inteligente que corrige a postura, indicando o modo correto de sentar; ou um despoluidor de rios que remove resíduos sólidos.
 
Essas são algumas das invenções desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico. Mas há muito mais, pois o evento reúne projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. 
 
Inovação e prêmios
Anualmente, os melhores projetos são selecionados para participar da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, considerada a maior feira de ciência e engenharia no País, voltada para estudantes pré-universitários. Ao longo de 10 anos, as invenções da ETE FMC já conquistaram 66 prêmios na Febrace. Mas as invenções são premiadas também pelo meio científico brasileiro e até fora do País, com os projetos dos alunos ultrapassando fronteiras.
 
Fonte: ETE FMC