Evento integra projetos de Comunicação na Unisinos

Encontro recebeu pesquisador francês Patrice Flichy

foto
 
O terceiro seminário produzido pela Escola de Altos Estudos, com o título “Os amadores no mundo digital. Rumo a uma nova democracia de competências” se encerrou no último dia 4 de outubro. O evento trouxe para debater com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, o importante pesquisador francês Patrice Flichy (foto). 
 
O palestrante apresentou questões atuais da comunicação, que são complementares aos ângulos de estudo trazidos por Bernard Miége, que ministrou o primeiro seminário da escola, no ano passado. Segundo Flichy “as TICs fornecem recursos aos indivíduos para desenvolver seu individualismo conectado”. O pesquisador criticou a proposição de que a Web 2.0 é um mundo selvagem e defendeu que a tecnologia da informação e comunicação tem acentuado o fenômeno da aprendizagem coletiva. 
 
Ao longo da semana, os temas debatidos foram os seguintes: O indivíduo e a busca de sua identidade; As redes digitais como espaço de trabalhos e lazer; A prática dos culturais dos amadores; Novas práticas de cidadania e Novas práticas de acesso ao conhecimento.
 
Para o coordenador do evento, Jairo Ferreira, o objetivo do seminário é a disseminação do conhecimento. “A ideia é colocar os alunos em contato com as grandes pesquisas científicas contemporâneas. Trazer Flichy até aqui é aproximar os alunos da biografia contemporânea na área das redes digitais a partir das pesquisas em curso”, explica.
 
Fonte: Unisinos