Segunda sessão de Direito e Cinema da Dom Helder tem ótimo público

Exibição e debate foi sobre o filme O Júri

foto
 
O Centro Dom Helder de Convecções se transformou em uma grande sala de cinema na tarde do último dia 27. Sob a orientação do professor Adair Rocha, alunos de diferentes períodos acompanharam a exibição do filme O Juri, do diretor Gary Fleder.
 
“O longa foi escolhido porque discute um dos mais importantes institutos do Direito: o júri. Além disso, une aventura, drama e romance, tornando-se atrativo para os estudantes, independente do período”, afirmou Adair.
 
Após a exibição, o professor conduziu debate entre os participantes, no qual ressaltou algumas diferenças entre o ordenamento jurídico brasileiro e o norte-americano. “Enquanto o nosso júri é composto por sete pessoas, nos Estados Unidos são 12. Outra diferença diz respeito aos tipos que crime que podem ser julgados pelo tribunal em cada país”, explicou.
 
O caso do filme, por exemplo, não seria levado a júri no Brasil. “Aqui, apenas os crimes contra a vida são julgados dessa forma”, completou o professor. 
 
O Júri
Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento.
 
No entanto, Fohr e Fitch não contavam que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.
 
Direito e cinema
A cada encontro do projeto, será exibido um filme relacionado ao Direito, com direito à pipoca e refrigerante. Os alunos contarão também com a ajuda de um professor, que ficará responsável por orientar a sessão e oferecer ‘chaves de leituras’.
 
A atividade está ligada ao curso de Direito Integral, mas é aberta à comunidade acadêmica. “Toda a Escola é convidada a participar. Além da pipoca e refrigerante, os alunos ganham três horas de atividades complementares”, informa o professor Franclim Brito, que coordena o projeto.
 
As próximas sessões acontecem nos dias 18 de outubro e 8 de novembro, sempre das 14h às 18h.
 
Fonte: Dom Helder