Aluno da PUC-Rio recebe prêmio por publicação

Davison Coutinho escreveu Um Olhar sobre a Produção Cultural da Rocinha

foto
 
Um olhar sobre a arte que é pura arte. Pode ser definido assim o de livro Davison Coutinho (foto, em pé), graduando de Artes e Design e Desenho Industrial da PUC-Rio, e Assistente de Direção do Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (Neam), que produziu Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha, em seu trabalho de conclusão de curso.
 
Lançado com o apoio do Neam, no Anfiteatro Junito Brandão – campus da PUC-Rio – o livro recebeu o prêmio Mostra PUC 2013 e foi contemplado pelo Jornal do Brasil com o patrocínio de um lançamento na Rocinha que distribuirá 500 exemplares.
 
Segundo o autor, o trabalho é uma tentativa de mostrar à sociedade que a comunidade é muito mais do que violência, e de apresentar valores e aspectos culturais do local: a relação de proximidade entre os moradores e sua produção, visando contribuir para uma melhor imagem da comunidade, redução do preconceito e melhoria da autoestima dos moradores, amenizando o estigma recebido por parte da sociedade e incentivando ainda mais a cultura na Rocinha.
 
Para ele, a ideia de fazer o livro veio naturalmente. “Sempre fui muito preocupado com a fama e sobre o que falavam do lugar em que eu amava morar, apesar dos pesares. Mesmo com a atual glamourização da Rocinha, a comunidade ainda vem sendo vista por algumas pessoas como local de marginais. Essa inquietação me motivou a desenvolver um projeto que mostrasse justamente o que as pessoas ainda não conhecem e nem imaginam que é produzido nesse celeiro de pessoas bem humoradas, esforçadas, trabalhadoras e que enfrentam as maiores dificuldades no seu dia-a-dia para ter uma vida digna”.
 
Fonte: PUC-Rio