CAJU realiza primeira etapa dos Exercícios Espirituais

Atividade reuniu jovens em um momento de reflexão e oração pessoal

A CAJU realizou, entre os dias 13 e 15 de setembro, a primeira etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Cerca de 40 jovens participaram de palestras, momentos de oração e celebrações dos EE. Segundo o Pe. Nilson Maróstica, coordenador do encontro, os EE tem a finalidade de ser uma “escola de oração”, pois promove uma profunda união com Deus. “Retomamos o projeto inicial que é a missão da caminhada inaciana. A CAJU voltou a realizar retiros com os jovens. A avaliação da primeira etapa é mais que positiva”, destaca Pe. Nilson.

Para o publicitário Leandro Pesi, a participação nos EE foi motivada pela oportunidade de mudança pessoal. Ele crê que Deus o ajudou na escolha do caminho mais acertado para ser um cidadão melhor na comunidade e na família. “Busco me empenhar para me aprimorar como ser humano. Como Deus está em todas as coisas, aproveitei o máximo para aprender e empregar no meu dia-a-dia”, afirma.

A adolescente Beatrice Sutilo Santana participou pela primeira vez do EE. Para a estudante, que se considera tímida, o encontro foi uma oportunidade de fazer amigos e de aprender uma nova vivência ao se aproximar de Deus. “Os momentos de reflexão, de silêncio ajudaram-me a ter mais clareza da força divina, pois compreendi melhor como Deus é meu grande amigo. A descoberta me fez tão bem que planejo participar das outras etapas”, conta.

Padre Nilson esclarece que os EE realizados na CAJU serão dividido em quatro etapas. Na primeira, o jovem foi convidado a rezar o amor de Deus, encontrando-se com sua própria fonte, motivado da importância do silêncio e do acompanhamento espiritual personalizado. Na segunda, o objetivo é que o jovem reconheça o pecado pessoal e social, para que possa estabelecer uma relação ordenada com a criação, louvando e servindo a Deus. A terceira etapa, guiada pelo chamado de Jesus, marca o início da elaboração do Projeto de Vida dando ênfase à contemplação da encarnação e vida pública de Jesus.

Na última etapa, o jovem reza a vida pública de Jesus Cristo e o chamado ao compromisso com o Projeto do Reino, para que contemplando a “jornada inaciana”, possa concluir o seu Projeto de Vida. Nesse momento, o participante também realiza a contemplação do mistério da morte e ressurreição de Jesus.

Como a procura pelos EE foi grande, a coordenação do evento decidiu repetir a primeira etapa em novembro. As vagas são limitadas e os interessados devem se informar na secretaria da CAJU ou pelo telefone (62) 40009-0339.

Fonte: CAJU