Reunião sobre Fórum Mundial de Direitos Humanos na CAJU

Encontro serviu como espaço de mobilização e articulação do FMDH

O Centro de Referência em Direitos Humanos João Bosco Burnier (CRDH), com sede na CAJU, realizou no dia 11 de setembro, a 1ª Reunião de Mobilização e Articulação do Comitê Organizador Local do FMDH (Fórum Mundial de Direitos Humanos), que em 2013, vai acontecer em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro.

A reunião serviu como espaço de mobilização e articulação do FMDH, e aconteceu em diversas regiões do país, no intuito de provocar um processo de reflexão sobre as pautas de Direitos Humanos. Nesta primeira reunião, foi apresentado o Fórum Mundial e em seguida as entidades presentes fizeram adesão ao FMDH.

Segundo João Pucinelli, educador do CRDH e organizador do evento, O FMDH ajuda a dar visibilidade as lutas cotidianas. “O evento que vai acontecer em Brasília vai reunir militantes de da área, mas é importante provocar um debate desde as bases, envolvendo as entidades e as pessoas que cotidianamente atuam na defesa e na promoção dos Direitos Humanos, nas suas diversas bandeiras”, afirmou.

O FMDH será um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados os seus principais avanços e desafios no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento as violações.

Concebido para aproximar e integrar pessoas e organizações, o FMDH será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CAJU