Equipe Itinerante celebra 15 anos de trabalho

Equipe é composta por jesuítas, leigos e religiosos de várias congregações, que trabalham na região Pan-Amazônica

Em setembro, os membros da Equipe Itinerante se reuniram em Tabatinga (AM), para celebrar os 15 anos de trabalho na região Pan-Amazônica, que engloba Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Na ocasião, também foi realizado o encontro interinstitucional. A Equipe Itinerante, que é composta por jesuítas, leigos e religiosos de várias congregações, trabalha com os povos indígenas e ribeirinhos da região.

O bispo Dom Alcimar Caldas Magalhães, da Diocese do Alto Solimões, também participou do encontro e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na região. Segundo Dom Alcimar os membros da Equipe Itinerante representam o carinho da Igreja pelas pessoas. “Esse carinho é o que vocês têm de melhor para oferecer as pessoas mais carentes e distantes da Igreja” acrescentou.

Participaram do encontro cerca de 40 pessoas, entre Itinerantes, provinciais, coordenadores do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), lideranças indígenas, assessores, além de convidados da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Também participaram do encontro o Pe. Adelson Araújo, Superior Regional da BAM, os padres Vanildo Pereira e Paco Almenar, o Pe. Enrique Jordá, Sócio do Provincial da Bolívia, e o Pe. Alfredo Ferro, coordenador do apostolado social da CPAL (Conferência de Províncias Jesuítas da América Latina).

O leigo Maurício Lopez, que foi nomeado recentemente Presidente Mundial da CVX (Comunidades de Vida Cristã), também esteve presente. A visita de Maurício também teve como intuito consolidar uma futura parceria entre a Equipe Itinerante e a CVX. O objetivo é que em 2014, voluntários da CVX possam se juntar aos itinerantes.

“A presença da Companhia de Jesus no encontro foi um sinal concreto do quanto nós, jesuítas, queremos continuar ajudando, para que este trabalho profético e inovador, realizado pelos companheiros e companheiras da Equipe Itinerante, possa continuar crescendo junto aqueles que vivem nas fronteiras esquecidas e marginalizadas da sociedade, onde é mais difícil chegar”, afirmou o Pe. Adelson Araújo.

Fonte: Informativo da BAM/ Setembro 2013