Inscrições para bolsas de estudos no São Luís se encerram no dia 27

O projeto que existe há 70 anos beneficia estudantes sem condições financeiras de cursar uma escola particular

Terminam no próximo dia 27, as inscrições para o Ensino Médio noturno de 2014 do Colégio São Luís, uma das mais tradicionais instituições de ensino, que pertence a Rede Jesuíta de Educação. Há sete décadas, o projeto beneficia estudantes sem condições financeiras de cursar uma escola particular. Atualmente, são 440 alunos com bolsas de até 100%, além de benefícios como material didático, uniforme e lanche.

O curso oferece 32 horas de carga horária semanal, com uma equipe de educadores qualificados, em seis aulas diárias, mais aulas de educação física. Os alunos ainda utilizam os laboratórios de ciências, de informática e participam de um projeto de afetividade e sexualidade visando à reflexão de seu Projeto de Vida. São quatro salas de aula para a 1ª série do Ensino Médio e vagas remanescentes para a 2ª série.

São 160 vagas anuais e a procura é grande, quase 700 candidatos por ano que passam por exame de seleção. Os jovens passam por um exame acadêmico (5 de outubro) e entrevistas realizadas entre outubro e novembro. Há alguns critérios para admissão: o perfil socioeconômico, a abertura para a proposta de formação do colégio, a parceria família-escola e o exame acadêmico para avaliar as condições de acompanhar o curso.

“Trabalhamos a formação integral do jovem – o acadêmico e o humano, por meio de projetos pedagógicos e de programas de formação humana, social e espiritual, que auxiliam nossos alunos nos estudos e na vida pessoal”, ressalta Nei Márcio Oliveira de Sá, assessor de Formação Cristã, que trabalha há 11 anos no Colégio São Luís.

 Segundo Rosimar Roberti, assistente de Direção, os alunos também contam com a equipe de educadores do Colégio para sanar dúvidas e obter orientações que podem auxiliá-los no processo da escolha profissional. A cada ano, os resultados conquistados no vestibular e na vida profissional desses alunos têm sido cada vez mais positivos.

Oportunidade que abre portas

Aos 17 anos, Joice Maria Macedo, aluna que cursa a 3º série Ensino Médio, afirma que amadureceu e passou a enxergar a vida sob outra ótica desde que entrou no Curso Noturno do São Luís, em 2011. “É um projeto incrível, principalmente para aqueles que não tiveram um Ensino Fundamental forte. São três anos que valem para a vida inteira, mudou a minha cabeça, sou uma pessoa muito mais centrada, sem falar na formação acadêmica e nos ensinamentos de formação humana”, diz a jovem. Atualmente, Joice trabalha como menor aprendiz em um site de compras coletivas e se prepara para o vestibular.

Há também os jovens que se formaram e já estão cursando Ensino Superior de qualidade, devido a formação acadêmica diferenciada que receberam no Curso Noturno. Maísa Ferreira Alves, 17 anos, que se formou em dezembro de 2012 e passou em três faculdades públicas de primeira linha: Universidade de São Paulo – USP, Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Maísa optou pelo curso de Pedagogia da USP. “O São Luís é um divisor de águas, você não sai a mesma pessoa, é uma fase de descobertas. Entrei com uma defasagem grande do Ensino Fundamental, mas o ensino é excelente e logo recuperei. As aulas de redação foram fundamentais para o vestibular”, afirma Maísa. Sua irmã Isabella, de 21 anos, também cursou o noturno do São Luís e agora faz Nutrição na USP.

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente no Colégio (Rua Haddock Lobo, 400, Cerqueira César, SP) ou por meio do site www.saoluis.org.