Unisinos recebe 800 alunos para OBMEP

Objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área

fotoNa tarde do último sábado (14), a Unisinos recebeu cerca de 800 alunos de São Leopoldo para a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mais do que uma competição, a olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Além disso, acaba incentivando os estudantes a buscarem cursos de ciências exatas na educação superior.
 
Desde 2005, a OBMEP – uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2012, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição, na qual estiveram representados 99,4% dos municípios brasileiros.
 
O coordenador do Curso de Matemática da Unisinos, Rogerio Steffenon, explica que outro grande objetivo da OBMEP é a inclusão social.  “Os alunos que participam são, às vezes, de municípios bastante retirados, que não teriam perspectivas, por exemplo, de fazer um curso superior”, conta. Ao participar da olimpíada, esses estudantes concorrem a seis mil medalhas, entre ouro, prata e bronze. “As de ouro são entregues sempre pela Presidência da República”, salienta o coordenador.
 
Os seis mil alunos premiados têm direito a participar de um Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), desde que estejam matriculados em escolas públicas. Para isso, eles recebem uma bolsa de R$ 100. No programa, que tem duração de 10 meses, os alunos ganham material e aprendem conteúdos de matemática que muitas vezes não são ensinados no ensino básico. Um dos polos do programa no Rio Grande do Sul está localizado no campus São Leopoldo da Unisinos.
 
Steffenon é o professor desse polo. “O ganho é que eles acabam aprendendo uma matemática que não teriam contato na escola”, ressalta. Segundo ele, cerca de 40 alunos da região participam dessa bolsa. Além do PIC, os 250 melhores competidores ganham um curso no Rio de Janeiro com uma semana de duração. A divulgação dos premiados ocorre no dia 29 de outubro.
 
Fonte: Unisinos