Scania doa modelo de chassi para o Centro Universitário da FEI

K310 vai oferecer uma gama de opcionais para testar a preparação de métodos e produtos

foto
 
A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões e ônibus, participa de mais uma iniciativa em parceria com o meio universitário, a fim de promover o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. Desta vez, a montadora sueca doou um dos seus mais conceituados chassis, o K 310 4×2, para o curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI. 
 
Completo, o chassi foi customizado com uma grande gama de opcionais para testar a preparação de métodos e produtos, o que permite que os estudantes tenham acesso a muitas tecnologias de uma só vez. O chassi urbano K 310 4×2 conta com motor de 9 litros e 310 cv de potência, oferece alto nível de conforto, confiabilidade e economia operacional. O veículo é equipado com caixa de mudanças automática, freios a disco com sistema ABS, freio motor, tacógrafo digital e computador de bordo. 
 
“Celebramos hoje mais um marco de referência num itinerário de cooperação científica e tecnológica, que está se consolidando de forma exitosa entre a FEI e a Scania, por meio de um diálogo transparente e eficiente de ambas as partes. Há sinergia de competências comuns às duas organizações: respeito, confiança mútua, tradição, espírito inovador, ousadia mensurada e criatividade”, afirmou o reitor do Centro Universitário da FEI, prof. Fábio do Prado, em seu discurso durante a cerimônia.
 
Para o professor Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, o Brasil é um dos maiores encarroçadores de ônibus do mundo e essa é a primeira plataforma de estudos relacionada a ônibus da FEI. “Os alunos e as pesquisas serão beneficiados com a doação, principalmente nas disciplinas Suspensão e Direção e Dinâmica. A Scania nos ajudará a conhecer melhor as tecnologias aplicadas em ônibus”.
 
Já o gerente executivo de Recursos Humanos da Scania, Helder Odilon Lotto explica que a Scania entende a importância de desenvolver projetos em parceria com o meio acadêmico e tem orgulho em investir em programas que nascem nas universidades e posteriormente podem ser continuados pela empresa. “Ficamos felizes em saber que um de nossos chassis ajudará aos alunos da FEI, o que reforça nossa ideia de continuar apostando em parcerias como essa”, diz Helder Odilon Lotto.
 
Fonte: FEI