Vieira sensibiliza alunos para sustentabilidade

O Colégio desenvolve diversas ações de cuidado com o meio ambiente

Iniciada em 2010, a Política Ambiental do Colégio Antônio Vieira, que é a base para as realizações das ações do “Vieira Verde”, tem como intuito sensibilizar toda a comunidade educativa para uma relação mais responsável com o ambiente. Este ano, o projeto ganhou mais espaço e pretende avançar ainda mais em 2014.

O Colégio busca trabalhar com ferramentas que possibilitem uma maior compreensão da relação das pessoas com tudo que está a sua volta. É um trabalho conjunto de transformação que pode ser percebido pela mudança de atitude. Com o propósito de desenvolver o senso crítico da comunidade educativa, o Vieira passou a desenvolver várias ações de sensibilização voltadas para o cuidado com o meio ambiente.

Com foco no consumo consciente, por exemplo, os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental foram convidados, através de palestras e oficinas oferecidas pela equipe pedagógica, a separar os materiais para reciclagem. Os professores foram orientados a promover atividades voltadas ao meio ambiente. A Coleta Seletiva ganhou mais espaço e intensidade. Agora as crianças até colaboram com cooperativas de reciclagem. “A tendência é que a cada ano o projeto ganhe mais força”, disse a professora Nilzete Amorim, responsável pela iniciativa, que colabora com a implementação da política ambiental.

Além do trabalho intensivo com os alunos do Vieirinha, a proposta para o próximo ano é de estender o “Vieira Verde” até os alunos do Ensino Médio, em parceria com os educadores, e promover reuniões com funcionários do Colégio para capacitar todos ao processo de preservação ambiental.

Fonte: Colégio Antônio Vieira