Prêmio Unisinos de Inovação Tecnológica concederá bolsas para participantes

Universidade premia jovens pesquisadores com bolsas de estudos integrais em cursos de graduação

foto
 
“Para nós da Liberato, é muito importante ter uma universidade como a Unisinos valorizando a Mostratec”, destaca o Secretário Executivo da Escola, Ramon Fernando Hans. Na tarde desta terça-feira (10), Hans e o Gerente de Bacharelados da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, Gustavo Daudt Fischer, assinaram documentos que consolidam mais um ano de participação da universidade na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.
 
Desde 2005, a Unisinos premia jovens pesquisadores, participantes da feira, com bolsas de estudos integrais em cursos de Graduação da Escola Politécnica. “Esta é uma excelente motivação para os alunos”, salienta Hans. “A Unisinos foi uma das pioneiras a acreditar nisso.” Neste ano, serão três as bolsas concedidas, o que possibilita a premiação integral de trabalhos em grupo. “Dessa forma, a Unisinos traz a equipe e a ideia para a universidade”, enfatiza Hans. “Então, além de estudar, eles vão ter espaço para desenvolver o projeto na iniciação científica.”
 
Para Fischer, trazer os alunos para a universidade também se revela uma chance de aproveitar oportunidades de Mobilidade Acadêmica – por meio de programas do governo, como o Ciência sem Fronteiras ou pelas parcerias internacionais da Unisinos – e também de projetos no Tecnosinos. “Este é um momento de efervescência na área de pesquisa do aluno com foco na Escola Politécnica”, diz o gerente de bacharelados. “O nosso papel é deixar os talentos aqui na casa, para desenvolver o Rio Grande do Sul também”, ressalta.
 
“Para a Unisinos, é fundamental estar na Mostratec, pois é um lugar de excelência na produção acadêmica”, destaca Fischer. “A universidade tem que estar alinhada com quem está fazendo a diferença na região.” Uma das atividades na qual a instituição está envolvida é na participação de professores na banca de avaliação dos trabalhos. “A presença dos avaliadores da Unisinos dá outro nível ao evento. Os alunos se sentem valorizados quando analisados por pessoas com titulação e conhecimento”, avalia Ramon Hans. “Para nós é muito importante que este convênio continue e avance”.
 
Fonte: Unisinos