Noviços jesuítas realizam experiência em hospital

Os jovens passaram um mês no Hospital de Clínicas da Unicamp

Os noviços jesuítas do Noviciado Interprovincial Paulo Apóstolo, localizado em Cascavel (PR), participaram, durante 30 dias, do ‘experimento de hospital’, no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). A experiência proporcionou aos jovens um contato com a realidade das pessoas que passaram pelo complexo hospitalar.

Os noviços Carlos Rafael, João Francisco, Vitor Biral, Odair José, Paulo Henrique e Luiz Duarte, se depararam, no período de 6 de agosto a 6 de setembro, com o medo, o sofrimento e a morte, mas também com a esperança, a alegria e a fé, explorando assim os limites pessoais e as relações fundamentais. 

Durante o experimento, os noviços conheceram todo o ambiente hospitalar e, principalmente, as enfermarias onde atuaram como voluntários. Eles ajudaram nas enfermarias de ortopedia, de cirurgia do trauma e emergencial, de oncologia, de hematologia, de cardiologia e nefrologia, além da enfermaria geral de adultos.

Segundo o noviço Vitor Biral, a experiência proporcionou um conhecimento muito rico da existência humana. “Neste experimento tivemos a possibilidade existencial de vivermos inseridos no mistério da vida humana, vivenciando a solidariedade para com as pessoas que sofrem e que ali foram atendidas. Pudemos ser, portanto, uma presença ao ouvir, sentir e estar com elas”, disse.

O Experimento de Hospital é uma importante experiência na trajetória da formação de um jesuíta. “Estar com as pessoas em circunstâncias tão delicadas me faz ser mais humilde diante do mistério da vida e do amor de Deus”, concluiu o noviço João Francisco.

 

Adaptado de: Centro Inaciano de Juventude