Congresso na Unicap é marcado por homenagem ao professor Nelson Saldanha

Abertura também contou com a presença do reitor Pe. Pedro Rubens

foto
 
A abertura do Congresso de Direito Constitucional foi marcada pela homenagem aos 80 anos de vida do professor e poeta Nelson Saldanha (foto). O evento, ocorrido na noite desta quarta-feira (11), na Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), promovido pelos programas de pós-graduação em Direito da universidade e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), celebra os 25 anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. A programação segue até sábado (14).
 
A abertura contou com a presença do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens. Em seu discurso, ele relembrou a trajetória do projeto universitário que originou a Católica há 70 anos. Também falou sobre o tema central do congresso. “A Constituição foi elaborada num momento de transição e construção democrática. A meu ver, houve avanços, sobretudo nos direitos sociais”. Pe. Pedro destacou ainda o alto nível acadêmico do evento. “Os noventa trabalhos científicos inscritos e a presença de pesquisadores da Europa e América Latina são a prova do sucesso deste congresso. Esta parceria entre a Unicap e a UFPE fortalece a necessidade de reflexão comunitária porque ambas as instituições são de interesse público”.
 
A programação contou ainda com a conferência A Jurisdição Constitucional no Brasil, proferida pelo professor de Direito Constitucional da UFPE e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PE Ivo Dantas. 
 
Homenagem 
A solenidade terminou em clima de homenagem a Nelson Saldanha. A decana da Unicap, professora Miriam de Sá Pereira, e o professor titular de Direito Civil da UFPE, Torquato Castro Júnior, entregaram uma medalha e um certificado a ele. “Nós vivemos de elogios. Eu estou extremamente gratificado, agradecido por essa apresentação de vocês. Muito obrigado!”, concluiu Nelson, visivelmente emocionado.
 
Fonte: Unicap