Laboratório de Design de Histórias leva mostra à China

Professor Nilton Gamba Junior é o único da área convidado a participar

fotoO professor Nilton Gamba Junior (foto), de Artes e Design da PUC-Rio, foi convidado pelo Itamaraty e o Shanghai Institute of Visual Art, da Fudan University, para representar o Brasil, em setembro, no Mês Brasil na China. Na oportunidade, Gamba não apenas ministrará uma conferência sobre Design de Histórias – área de pesquisa do Laboratório de Design de Histórias (LaDeh) do departamento, coordenado por ele — mas também levará à China a bienal Parla! – Mostra LaDeh de Design de Personagens. Nessa área do Design, a PUC-Rio foi a única convidada a participar.
 
foto“A edição deste ano terá um formato original: a ideia é que alunos e professores do instituto de artes visuais de lá produzam cartazes sobre o Brasil, e, em contrapartida, o LaDeh vai propor a criação de personagens que representem a China, para também serem apresentados no formato de cartazes em uma grande exposição em Shanghai e em outra no Brasil”, esclarece o professor.
 
Como o nome indica, desde a sua primeira versão, a Parla! teve como objetivo dar visibilidade a um dos aspectos da criação narrativa contemporânea: o Design de Personagem, compreendendo como narrativa a organização particular de um discurso que contemple a condução de um personagem em uma matriz temporal, com uma função diegética.
 
“Essa experiência narrativa se reapresenta para a cultura com diferentes recursos e possibilidades que vão além da mera classificação por veículos. Assim, diferentes possibilidades (de linguagem, estímulos, suporte, estilos etc) organizam, hoje, uma produção realmente híbrida”, conclui.
 
A exposição física na China será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro.
 
Fonte: PUC-Rio