Unilínguas na Coreia do Sul

Estudantes foram escolhidos para participar do curso Korean Culture Study

foto
 
A sala do reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, ficou cheia na tarde desta segunda-feira (9). Ele recebeu três alunos do curso de coreano do Unilínguas que vão embarcar para a Coreia do Sul em outubro. Também estiveram presentes na ocasião o diretor de desenvolvimento e expansão, Cristiano Richter, a gerente de projetos corporativos, Lia Weber, a coordenadora do Instituto de Línguas, Maria Cláudia Bido e a professora do idioma, Heeyeon Jung.
 
Piter Boll, mestrando em Biologia, Fernanda Pacheco, aluna de Engenharia Civil, e Thaís Motta, estudante do Ensino Médio, foram escolhidos para participar do curso Korean Culture Study, promovido pelo King Sejong Institute Learners, por terem as melhores notas nas aulas do Unilínguas. Em solo asiático, os brasileiros aprenderão sobre as comidas típicas, terão aulas de Taekwondo (esporte muito popular no país) e serão apresentados ao K-pop (música pop coreana). 
 
Fernanda diz estar ansiosa para a viagem, principalmente porque estudantes da língua coreana de todo o mundo estarão no evento, que ocorre de 4 a 10/10. Cerca de 50 países terão representantes no curso. Já Piter destaca a diferença cultural que encontrarão no país asiático, além do maior contato com o idioma.
 
Thaís, que ainda cursa o Ensino Médio, afirma que conhecer a Coreia é um sonho que tem desde 2010, ano em que começou a pesquisar sobre o país e se encantou. “É algo que eu quero há muito tempo. É uma expectativa muito grande”, garante.
 
Em conversa descontraída, o reitor perguntou aos estudantes o que cada um fazia além de cursar coreano e como estava sendo aprender o idioma. Para eles, a maior dificuldade é a pronúncia das palavras, uma vez que já dominam o alfabeto e a construção das palavras. Para a professora Heeyeon, os três podem ter alguma dificuldade com a comunicação, pois ainda estão no nível básico. Ela pondera, no entanto, que alunos coreanos estarão à disposição para ajudá-los. 
 
foto
 
Fonte: Unisinos