Provinciais se encontram em reunião no Paraguai

Pe. Alejandro Tilve conversou com Pe. Alberto Luna

fotoO Pe. Alejandro Tilve, superior da Província Argentina-Uruguai visitou a província do Paraguai da Companhia de Jesus, no Escolasticado de Assunção, reunindo-se com o provincial local, Pe. Alberto Luna.
 
Tilve afirmou que não é a primeira vez que visita o país, mas a primeira como provincial. A visita teve como finalidade a proximidade dos três países, que no passado faziam parte de uma mesma província, que logo foi dividida. “Agora parece que seguimos o processo inverso. Estamos todos muito próximos”, declarou o Pe. Alejandro Tilve. 
 
“Em uma época que todos pensavam de forma local, de conhecer a própria cultura, mudou. E hoje devemos respeitar essa tradição, mas ao mesmo tempo pensar mais globalmente. Hoje somos um pouco menos (jesuítas), mas temos o mesmo chamado, que é pensar em conjunto a nossa missão. O Padre Geral, na última Congregação Geral, foi muito claro quando disse que devemos buscar formas de trabalho coordenado, integrando globalmente a cultura e os problemas de cada nação”, disse o provincial.
 
Alejandro Tilve é um jesuíta uruguaio nomeado em setembro de 2012 como novo provincial ARU pelo Pe. Adolfo Nicolás. Faz três anos que as províncias do Uruguai e Argentina se uniram para formar uma só.
 
Fonte: CPAL