Alunos da ETE apresentam invenções da 33ª ProjETE

Invenções expostas na Feira de Projetos Futuristas podem se transformar em projetos promissores

Um aplicativo “App” para celular que ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos; um robô que rastreia pessoas em escombros e desabamentos; um copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar; uma cadeira inteligente que corrige a postura, indicando o modo correto de sentar; e um despoluidor de rios que remove resíduos sólidos. Essas são algumas das 200 invenções apresentadas na 33ª edição da Feira de Projetos Futuristas – ProjETE 2013 , que ocorre de 3 a 5 de outubro, durante a Semana da Eletrônica da ETE FMC, em Santa Rita do Sapucaí/MG.

O evento reúne projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. Com foco principal em inovação e criatividade, as invenções foram desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico, entre 15 e 17 anos, e do curso Técnico Noturno, da ETE.

Há 10 anos, os melhores projetos são selecionados para participar da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, considerada a maior feira de ciência e engenharia no País, voltada para estudantes pré-universitários. Ao longo desses anos, as invenções da ETE já ganharam 66 prêmios na Febrace.

Também, anualmente, os projetos da ProjETE são premiados pelo meio científico – em 2012, três entre os melhores receberam sete prêmios (entre eles, a Cadeira Ortostática Dinâmica e o Heart Solution); e em 2011, dois projetos conquistaram 11 prêmios, dois deles internacionais, sendo que o protótipo Visão Interativa para Deficientes – VID ficou com sete prêmios, um deles o primeiro lugar em Engenharia da Febrace.

A ETE possui muitos alunos considerados nativos digitais, da chamada “Geração Z”: jovens nascidos a partir do final da década de 90, que cresceram em contato direto com a internet, a velocidade da informação, as novas tecnologias e o universo digital no geral. “Pelo fato desses jovens estarem habituados a essas tecnologias e começarem a criar invenções, antes mesmo de se tornarem adultos, eles passam a ser o nosso foco, já que somos uma escola de nível técnico, apropriada para essa faixa etária. Nosso objetivo é possibilitar que um adolescente transforme, também, seus passatempos em uma carreira bem-sucedida”, explica o professor Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da instituição.

Segundo Barbosa, muitos dos alunos que participam da ProjETE abrem empresas com suporte da escola. Algumas delas, instaladas no Vale da Eletrônica, nasceram dentro da instituição. “Nossa intenção é fazer o possível para que os empreendedores de nosso ambiente acadêmico tenham a possibilidade de desenvolver um plano de negócio, um protótipo ou obter visibilidade para o surgimento de parcerias”, explica o diretor. Conheça alguns dos projetos da ProjETE 2013:

– Smart Medicine: Aplicativo para celular ou tablete. Por meio da plataforma Android, ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos. Um leitor de código de barras auxilia na liberação da dose, para evitar risco de erros.

– Rastreador de Pessoas em Escombros: Pequeno robô rastreia pessoas presas em escombros e desabamentos. Capaz de passar em lugares estreitos. Faz leitura de calor do ambiente em que a vítima se encontra.

– Despoluidor de Rios: Remove resíduos sólidos em canais de água utilizando pás mecânicas, eletronicamente controladas.

– Tapete de Auxílio a Crianças (TAC): Um tapete conectado a um videogame orienta a movimentação de crianças com deficiência visual e, por meio de um software, ensina a executar tarefas do dia a dia.

– Plataforma de Salto: Sistema de sensores monitora saltos de atletas, em tempo real, e mede também a pressão do impulso e tempo de “voo”.

– Armário controlador de remédios – Ajuda a armazenar remédios em farmácias de hospitais, controla estoque e datas de validade. Os remédios só podem ser retirados com senha.

– Bebidas alcoólicas – Copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar.

– CAASP – Cadeira inteligente corrige a postura e indica o modo correto de sentar.