Evento na Unisinos apresenta programas

Objetivo é capacitar as empresas gaúchas para a inovação

foto
 
A instigação à inovação começou antes mesmo do início da palestra do professor de Administração da Unisinos Luiz Paulo Bignetti (foto) – e de forma prática. Às 9h desta quarta-feira (4), no Auditório da Unitec, o palestrante convidou os presentes do 2º Meeting de Inovação a mudar de lugar, sentando-se mais perto do palco. A medida foi acatada, não sem um pouco de hesitação. “Mudar de lugar é difícil”, arrematou Bignetti. “Imagina mudar uma instituição.”
 
A palestra, que durou cerca de 1h30, trouxe ensinamentos e exemplos práticos de como a inovação pode afetar positivamente as organizações. Segundo Bignetti, vive-se uma “febre da inovação”. Ao pesquisar no Google a palavra “inovação”, o professor encontrou mais de quinze milhões de resultados, quase nove milhões a mais que em mesma pesquisa feita em 2008. O termo em inglês gerou ainda mais resultados: mais de duzentos e sessenta milhões de páginas. “Todo mundo gosta de falar de inovação, está na moda. No entanto, confunde-se muito o real significado da palavra. Para ficar claro: inovação não é sinônimo de novidade ou criatividade”.
 
ftoPara aprender
O 2º Meeting apresentou os cursos e programas do Núcleo de Inovação RS, que tem como objetivo capacitar as empresas gaúchas para inovar. “É a inovação não como jargão, mas como algo aplicável e que traz resultados”, afirmou Maurício Schmitt (foto), representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL RS).
 
São duas opções: o curso “Preparando a empresa para inovar” e o programa “Competências para gestão da inovação”. O primeiro é um curso preparatório teórico, que busca entender a organização por meio de um diagnóstico e compreende a realização de planos e projetos de inovação e consultorias individuais. É indicado para micro e pequenas empresas.
 
O segundo é um programa que, por meio da análise da Arquitetura de Inovação, aplica a metodologia da Consultoria Strategos. Os passos são: um levantamento de informações sobre a empresa, o tratamento dessas informações e, por último, a apresentação do resultado final. É indicado para médias e grandes empresas.
 
Vale destacar que os dois programas incluem cursos, workshops e a consultoria individual e em grupo. Para mais informações e inscrição, visite o site da Iel. ou entre em contato pelo telefone (51) 3347-8960 ou pelo e-mail inovacaors@ielrs.org.br.
 
Fonte: Unisinos