Professor da PUC-Rio recebe condecoração francesa

Premiação é da Ordem Francesa das Palmas Acadêmicas

foto
 
O professor Rubens Sampaio (foto), Titular da Engenharia Mecânica da PUC-Rio, foi agraciado com a Ordem Nacional das Palmas Acadêmicas (Palmes Académiques) – uma das mais antigas condecorações francesas atribuídas a um civil – em reconhecimento às colaborações científicas com a França ao longo de quase quatro décadas.
 
Rubens Sampaio tem colaboração científica com a França desde 1975, e com maior intensidade desde 1984, quando iniciou uma série de projetos de cooperação com aquele país, sendo o primeiro deles um Capes-Cofecub, com o professor Michel Frémond, que depois foi continuado por outros Capes-Cofecub com os professores Roger Ohayon, do CNAM, e Sergio Bellizzi, do LMA de Marselha, este em andamento.
 
Ele também salienta várias estadas como professor visitante do CNAM, LMA, INSA-Rouen, Paris-Est, LCPC, LMT, Paris-VI e Universidade de la Mediterranée (hoje École Centrale de Marseille). Ressalta, ainda, que vários professores da França visitam a PUC-Rio com frequência, cerca de dois por ano, desde 1984.
 
A Palmas Acadêmicas é concedida a membros da comunidade educacional que tenham prestado serviços relevantes à educação francesa. Ela também pode ser concedida a estrangeiros e a franceses que residam fora da França, por sua contribuição ativa à expansão da cultura francesa no mundo.
 
O professor Rubens Sampaio possui graduação em Quimica pela Universidade Federal de Sergipe (1968), mestrado em Matemática – Carnegie Mellon University (1972), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e doutorado em Matemática – Carnegie Mellon University (1975). Atualmente, é professor titular da PUC-Rio. Tem experiência na área de Mecânica e Matemática Aplicada com ênfase em Dinâmica e Modelagem estocástica, atuando principalmente em dinâmica, estruturas flexíveis, modelagem e computação cientifica.
 
Fonte: PUC-Rio