Haiti é tema dos encontros de formação

Atividade trabalha com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense

O Colégio Catarinense promove com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental o projeto ‘Encontros de formação’. Em agosto, os alunos participaram da palestra do Major Vicente, que atua com o Exército Brasileiro no Haiti. Ele compartilhou com os alunos suas experiências e falou um pouco sobre o cenário político do país e sobre a importância da campanha “Inacianos pelo Haiti”, realizada pela FLACSI (Federação Latino-Americana e Caribenha de Colégios Jesuítas e Inacianos).

Os alunos participaram da palestra fazendo perguntas sobre o trabalho realizado com a população. O aluno Enzo de Luca Altafini afirmou que a palestra foi muito interessante e que, com certeza, as experiências e histórias do Major serão lembradas por toda sua vida.

O Major Vicente explicou que sempre teve vontade de contribuir com uma operação de força de paz e, quando surgiu a oportunidade de ser voluntário no Haiti, não pensou duas vezes. “Fui movido pela experiência de vida. Ficar longe da família foi difícil, mas um trabalho como esse edifica valores muito importantes”.

No Haiti, além de trabalhar com a segurança da população, o Exército Brasileiro também atua em ações humanitárias: leva água para as casas, instala filtros, atua em creches, proporciona tratamento dentário e de saúde, além de reconstruir estradas e prédios.

A aluna Ana Beatriz de Souza Sarmento dos Santos achou importante a palestra, pois teve a oportunidade de conhecer um pouco a realidade do Haiti. “Fico feliz em ver o Brasil ajudar um país que precisa de tantos cuidados”, disse a aluna, que sonha em ser médica e trabalhar na ONG Médicos Sem Fronteiras.

 

Fonte: Colégio Catarinense