Psicanalista belga ministra minicurso em colóquio na Unicap

1º Colóquio Internacional sobre a Metapsicologia da Perversão

foto
 
O psicanalista belga Jean-Pierre Lebrun, da Associação Lacaniana Internacional de Paris, ministrou na Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), um minicurso sobre “Usos sociais da perversão” no último dia 23. O minicurso faz parte da programação do 1º Colóquio Internacional sobre a Metapsicologia da Perversão, promovido pela Unicap em parceria com a Université Catholique de L’Ouest, da França.
 
O psicanalista partiu da constatação clínica de que há, cada vez mais, pessoas que funcionam de modo perverso. “É um modelo diferente da neurose dos tempos mais remotos, e é consequência da modificação social a qual estamos sendo conduzidos”, frisou.
 
Segundo o psicanalista, o neoliberalismo tem uma grande importância, gerando uma mudança na realidade psíquica das pessoas. “Estamos cada vez mais submetidos a buscar satisfações imediatas e, quando a fonte se acaba, não conseguimos mais suportar as dificuldades da existência”, afirmou.
 
O colóquio termina no dia 28 de agosto, com simpósios, conferências e momentos culturais. Mais detalhes e programação aqui.
 
Fonte: Unicap