FAJE oferece pós em Espiritualidade e Orientação Espiritual

Curso começa em 2014

A Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE) e o Centro de Espiritualidade Inaciana dos Jesuítas (CEI Jesuítas) promovem o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual (ECOE). Ele quer responder à demanda crescente por pessoas bem formadas que acompanhem lideranças cristãs no caminho do seguimento de Jesus e na adesão ao seu projeto. O ECOE visa:
 
Apresentar um quadro teológico-pastoral sobre a espiritualidade cristã, em diálogo com o mundo contemporâneo. Preparar alunos(as) para exercer com eficácia o ministério da orientação espiritual. Fornecer critérios para os cursistas traçarem o próprio caminho espiritual.
 
O programa atende às necessidades de um público diversificado: Pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a vivência da espiritualidade cristã.
 
Leigos(as), religiosos(as) e presbíteros que exercem ou exercerão a orientação espiritual. Formadores/as que acompanham o crescimento espiritual de iniciantes à Vida Consagrada, de seminaristas e leigos(as).
 
A Metodologia contempla aulas presenciais em módulos concentrados, leitura, oração pessoal, celebrações litúrgicas partilhadas, acompanhamento espiritual supervisionado, além de estudo pessoal monitorado durante o semestre.
 
O curso tem carga horária de 360 horas, distribuídas em quatro períodos letivos de duas semanas, na segunda quinzena de janeiro e de julho. Horário: segunda a sábado, de 8h às 18h.
 
Investimento: ótima relação custo x benefício. Pagamento em 18 parcelas de R$ 380,00 reajustáveis a cada ano.
 
O corpo de professores, majoritariamente constituído por jesuítas, apresenta formação teórica e experiência na área. O coordenador geral, Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves SJ, trabalhou por seis anos no Centro de Espiritualidade Inaciana em Itaici. Publicou vários artigos sobre o tema. É Mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual na Universidade Loyola de Chicago, EUA.
 
Requisitos para Processo Seletivo:
– Apresentação de memorial de vida (modelo disponível no site www.faculdadejesuita.edu.br), que será analisado pela equipe de coordenação; carta de recomendação do bispo, pároco, superior/a maior ou orientador espiritual. 
– Se aprovado, enviar então a documentação básica (fotocópia de Identidade, CPF, Certificado de conclusão de curso de graduação).
 
Processo Seletivo:
14 de agosto a 29 de novembro de 2013.
1º Módulo: de 13 a 25 de janeiro de 2014. Exige-se um número mínimo de 25 alunos para que o curso se realize.
Local: Campus da FAJE. Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127. Planalto — Belo Horizonte –  MG.
 
Informações sobre Programa, processo de inscrição, possibilidade de hospedagem e refeição no local, ementas das disciplinas,  corpo de professores e outros detalhes  estão acessíveis (arquivos para downloads) no site www.faculdadejesuita.edu.br.
Fone: (31) 3115-7013 (de 2ª a 6ª feira, de 8h às 12h). 
e-mail:  secextensao@faculdadejesuita.edu.br
 
Certificação:
Diploma de Especialização (Pós-graduação lato sensu) emitido pela FAJE, reconhecido pelo MEC. Exigências: 75% de presença, 60% de aproveitamento na média das disciplinas, elaboração de monografia. Para quem concluiu curso livre ou seminarístico, somente certificado de Extensão.