PUC-Rio realiza mini-curso com Chantal Mouffe

Um dos temas abordados será "Democracia pluralista e política agonista"

foto
 
Nos dias 28 e 30 de agosto, de 10h30 às 12h30, o Departamento de Direito da PUC-Rio irá realizar o mini-curso com Chantal Mouffe, professora de teoria política na Universidade de Westminster, em Londres. Os temas abordados serão “Democracia pluralista e política agonista”, “Democracia, direitos humanos e cosmopolitismo: um enfoque agonista” e “Dois modelos de política radical: êxodo ou guerra de posição”.
 
O evento será ministrado em espanhol e acontecerá no Auditório B8, localizado no 8º andar do prédio Frings da universidade, na Gávea. 
 
No dia 28 haverá também uma palestra de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau, também teórico político, com o tema “Democracia e representação: o desafio dos movimentos sociais”. O encontro será no Auditório B8, às 15h.
 
Chantal Mouffe é professora de teoria política. Nascida na Bélgica, estudou em Louvain, Paris e Essex, e trabalhou em diversas universidades na Europa, na América do Norte e na América Latina. Atualmente, leciona na Universidade de Westminster, na Inglaterra, onde dirige o Centro de Estudo da Democracia. É conhecida pelo livro “Hegemony and Socialist Strategy: Towards a Radical Democratic Politics”, co-escrito por Ernesto Laclau, além de outros como “The Democratic Paradox” e “The Return of the Political”.
 
Ernesto Laclau é professor de teoria política, caracterizado como pós-marxista. Nascido em Buenos Aires, estudou História na Universidad Nacional de Buenos Aires e fez pós-graduação na Universidade de Essex, onde lecionou em 1986 e criou e dirigiu o programa de graduação chamado “Ideology and Discourse Analysis”. Foi professor de diversas universidades na Europa, na América do Norte, na África do Sul e na Austrália.
 
Fonte: PUC-Rio