IH Unicap e Instituto Cervantes promovem palestra sobre logística reversa

Professor espanhol Adenso Díaz ministrará encontro

foto
 
O Instituto Humanitas da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e o Instituto Cervantes vão promover nesta terça-feira (27) às 9h a palestra “Logística Reversa: Aspectos Estratégicos e Operacionais”, com o professor espanhol Adenso Díaz (foto, à esq.). A palestra, em espanhol, será gratuita e aberta ao público em geral. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada até a lotação do auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no primeiro andar do bloco B.
 
Saiba mais
A Logística Reversa, bastante difundida na Europa e Estados Unidos, ganhou relevância no cenário nacional com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A partir daí, segmentos produtivos como os de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus, começaram a ter a necessidade de gerenciar os resíduos dos produtos pós-consumo. Não bastava vender, mas também garantir que o produto, após seu uso, teria o destino adequado para causar o mínimo de impacto no meio ambiente.
 
Apesar do forte apelo verde, a Logística Reversa não se restringe ao gerenciamento ambiental, mas também afeta a economia, os mercados e qualidade da produção. Um exemplo clássico da Logística Reversa são os recalls, onde as empresas recolhem os produtos fora do padrão.
 
O professor Adenso Díaz, é catedrático de Engenharia de Produção na Universidade de Oviedo (Espanha) e autor do livro “Logística Reversa e Meio Ambiente (Logistica Inversa Y Medio Ambiente – Ed McGraw Hill)”. Atualmente, ele desenvolve trabalhos na logística de alimentos e desperdícios gerados no consumo, inclusive, tem colaborado com a pesquisa sobre gestão de resíduos, coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.
 
Fonte: Unicap