Cadernos IHU Ideias traz debate sobre “Laboratórios e Extrações”

Texto é de Rodrigo Ciconet Dornelles, mestre em Antropologia Social

fotoEm sua 193ª edição, os Cadernos IHU Ideias da Unisinos traz o texto “Laboratórios e Extrações: quando um problema técnico se torna uma questão sociotécnica”, de autoria de Rodrigo Ciconet Dornelles, mestre em Antropologia Social pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
 
O autor realiza um debate sobre o quão técnica é de fato a prática científica laboratorial ao analisar as práticas sociais que se desenvolvem neste espaço, colocando em cena a questão relativamente recentemente no debate teórico-conceitual nas ciências sociais, que é a da agência dos humanos, assim como a dos não-humanos. A proposta é de se analisar a ciência enquanto uma rede que articula uma infinidade de atores, e as práticas sociais que envolvem o dia-a-dia de um laboratório, descrito pelo autor em seu estudo etnográfico.
 
Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br. Mais informações pelo telefone (51) 3590 8247. A partir do dia 22 de setembro de 2013 o arquivo será disponibilizado em PDF aqui.
 
Fonte: IHU On-line