Psicanalista francês faz palestra na Unicap sobre famílias atuais

Alberto Eiguer falou no seminário "Famílias atuais, racionalidade e adoecimentos na família"

foto
 
Nessa quarta-feira (21), a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) foi sede do seminário “Famílias atuais, racionalidade e adoecimentos na família”, que teve como palestrante o psiquiatra e psicanalista francês Alberto Eiguer (foto). O encontro contou com a presença de estudantes e profissionais que realizaram as inscrições no site da Unicap.
 
fotoAlberto Eiguer é membro associado da Sociedade Psicanalítica de Paris e presidente da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família. Já publicou diversos livros de base analítica, dentre eles “A transmissão do psiquismo entre gerações: enfoque em terapia familiar psicanalítica”, publicado em 1998, e “Um divã para a família: do modelo grupal à terapia familiar psicanalítica”, publicado em 1989. Tais obras contribuem de forma significativa para o desenvolvimento teórico e clínico da terapia familiar.
 
Durante o seminário, foram abordados os mais diversificados assuntos ligados à família. Eiguer definiu a família como uma rede de vínculos e enfatizou que são características das relações parentais a reciprocidade, a responsabilidade e o reconhecimento de cada um sobre os outros como interlocutores, que podem sentir emoções e precisam aceitar as diferenças. Classificou ainda os diversos tipos de terapia familiar, indo do mais profundo ao mais superficial e utilizando casos clínicos como exemplo. Tratou também da infidelidade nas relações entre os membros de uma família e da independência e dependência entre esses membros.
 
Fonte: Unicap