IHU On-line entrevista professor e antropólogo da UFRGS

Conversa foi baseada na palestra "A ciência a partir de uma perspectiva socioantropológica"

foto“A antropologia passou a dirigir seu olhar não somente para as outras sociedades e para os espaços não-hegemônicos da sociedade ocidental, mas também para os espaços em que decisões centrais de nossa sociedade são tomadas. Assim, os guetos, por assim dizer, começaram a compartilhar a condição de locais de estudo dos antropólogos com outros espaços, como os tribunais e os laboratórios”, afirma o mestre em Antropologia Social pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Rodrigo Ciconet Dornelles, em entrevista concedida à IHU On-line, do Instituto Humanitas Unisinos.
 
Conforme as pesquisas de Dornelles, por meio de uma perspectiva antropológica, as ciências se inserem, não apenas nas práticas dos laboratórios, mas também, em diversas questões científicas, geopolíticas, culturais, econômicas e intelectuais – que colocam em questão a hegemonia política e epistemológica – da ciência ocidental moderna.
 
Rodrigo Ciconet Dornelles é mestre em Antropologia Social pela UFRGS, tem experiência em projetos de pesquisa em Antropologia Médica e, atualmente, é professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS), na área de ciências sócio-históricas.
 
A palestra “A ciência a partir de uma perspectiva socioantropológica“ foi apresentada no IHU ideias por Rodrigo Ciconet Dornellesnesta quarta-feira (21), na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no Instituto Humanitas Unisinos.
 
Confira o evento aqui.
 
Fonte: IHU On-line