Alunos da ETE recebem treinamento para a ProjEte

Estudantes aprendem a desenvolver aplicativos para beneficiar as invenções que estarão na 33ª edição da Feira

A ProjEte 2013 (Feira de Projetos Futuristas da ETE), que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, vai reunir cerca de 150 invenções das áreas de telecomunicações, robótica, segurança, sustentabilidade, saúde, acessibilidade e automação. Todos os projetos são desenvolvidos, ao longo do ano, por alunos do Ensino Técnico e Ensino Médio.

Visando auxiliar os alunos que pretendem agregar a tecnologia de aplicativos em seus projetos, a ETE promoverá um treinamento com o tema “Desenvolvendo aplicativos Android com APP Inventor”, nos dias 24 e 31 de agosto, na própria escola. O APP Inventor é uma ferramenta que facilita a criação de aplicativos (ou apps) de forma mais simplificada, para aparelhos com plataforma Android.

“Os alunos estão ansiosos para participar do treinamento porque querem utilizar os conhecimentos para desenvolver as invenções, que serão expostas na ProjEte. O mais interessante é que muitos desses projetos acabam virando produtos e podem dar origem a futuras empresas do Vale da Eletrônica”, explica a professora Ana Letícia Gomes Gonçalves, responsável pelo treinamento.

Segundo Letícia, a intenção é fazer com que os estudantes possam adquiram conhecimentos básicos para criar aplicativos para celular. No sábado (24), haverá o primeiro módulo, com seis horas de duração, sobre utilização da plataforma para confeccionar os aplicativos. Já no dia 31, os alunos aprenderão como usar os recursos para celular, tais como agenda, mensagens e sensor de rotação.

Esse primeiro treinamento será apenas interno, restrito aos alunos, mas, em breve, a ETE oferecerá um curso aberto ao público em geral, voltado ao desenvolvimento de pequenos games. De acordo com a direção da escola, a expectativa é que esse tema possa atrair também um público bem maior, uma vez que os jogos eletrônicos exercem grande fascínio entre os aficionados por tecnologia.