Projeto de arte tem inspiração na natureza

Alunos construíram trabalhos que manifestam a arte, a natureza, o humano

Um projeto em que a Arte cria sentido e inspira toda a comunidade acadêmica para sua apreciação ao ar livre. Esta é a ideia dos professores de Arte do Colégio Loyola, da Rede Jesuíta de Educação, em Belo Horizonte.

O projeto Grumixama foi criado por ocasião das celebrações em torno do aniversário de 70 anos de fundação do Colégio. Gestado pela equipe de professores de Arte, o projeto recebeu esse nome em homenagem à árvore originária da Mata Atlântica brasileira, que pode ser encontrada em todo o território nacional e, em profusão, no terreno da Vila Fátima, local que abriga a casa de encontros do colégio.  A árvore, que floresce uma vez ao ano, foi escolhida por ser muito especial para a comunidade escolar. Cada uma apresenta frutos diferentes, mesmo sendo da mesma espécie.

Mais que uma exposição de arte ao ar livre, o projeto Grumixama foi um momento de trocas culturais, de experimentações, de fazeres, contemplação, reflexão. Um movimento que convida cada visitante a um deslocamento de tempo/espaço.

Os trabalhos são construídos sob a influência da natureza em busca de uma harmonia no espaço. É uma variedade de expressões visuais, musicais e corporais manifestando a arte, a natureza, o humano e a celebração de Deus em nossas vidas.

Segundo o Diretor Geral do Colégio Loyola, Pe. Germano Cord Neto, SJ, a experiência foi muito mais que uma exposição. “O evento proporcionou encontros de descobertas e criatividade, de formação artística e cultural, e de confiança no trabalho conjunto”, disse.

Fonte: Colégio Catarinense