Cursos da Unicap participam do segundo dia dos projetos do Pibid

Letras, Pedagogia e História apresentaram projetos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

foto
 
Dando continuidade às atividades do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), os cursos de História, Letras e Pedagogia da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) apresentaram seus projetos. 
 
O curso de História foi o primeiro a apresentar seus temas e os resultados obtidos. Sob coordenação do professor Flávio José Cabral, os alunos trabalharam nas escolas Joaquim Nabuco, Liceu de Artes e Ofícios e Luiz Delgado, todas em Recife, com o objetivo de melhorar a dinâmica oferecida nas aulas de história. Para isso, eles usaram de artifícios como as novas tecnologias, a Iconografia (imagens representando um determinado tema) e as aulas ao ar livre, na qual os alunos tinham a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos da capital pernambucana.
 
Ainda abordando o uso das novas tecnologias a favor da sala de aula, os alunos do curso de Licenciatura em Letras, sob coordenação do professor Robson Teles Gomes, desenvolveram seus projetos utilizando as redes sociais como aliadas no processo de produção e aprendizagem. Com os temas: “Facebook e suas dicotomias: desafios, realidades e possibilidades em produção textual” e “Novas tecnologias digitais como forma de inovação para o ensino de língua portuguesa”, os estudantes tentaram utilizar as tecnologias disponíveis nas escolas, como o tablet, para aproximar os alunos dos conteúdos discutidos em sala de aula.
 
Encerrando as apresentações, foi a vez do curso de Pedagogia, contando com orientação da  professora Olga Matilde Albuquerque, expor as experiências adquiridas para os presentes.   “Articulação Escola x Comunidade”, “Sexualidade na adolescência: algumas reflexões”, “Feira de conhecimentos: oficinas desenvolvidas”, “Mulheres que fizeram história” e “Cyberbulling: o que é, como acontece, como lidar” foram os temas apresentados.
 
Fonte: Unicap